Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

domingo, 1 de junho de 2014

O que é capitalismo? parte 1

É muito comum ver jovens que querem ser rebeldes falando mal do capitalismo, assim como pessoas que querem parecer intelectuais.Mas o que é capitalismo afinal de contas?

De uma maneira exageradamente simplificada, podemos dizer que é um sistema econômico que defende o direito a propriedade privada.Essa ideia é uma das bases do capitalismo.Outra coisa que é ligada a esse sistema econômico é a posse dos meios de produção.O que diabos é isso?

Digamos que eu tenha uma máquina que faça roupas; a máquina em si é um meio de produção, ou seja, através dela eu vou produzir alguma coisa, mas eu preciso de alguém para faze-la produzir.No início do meu negócio, eu mesmo posso operar a máquina, mas a medida que o negócio aumenta, eu vou contratar pessoas para operar a máquina para mim.

Então pessoas vão trabalhar para fazer a minha máquina produzir, e eu vou pagar para elas é claro; mas o meu lucro é muito maior em comparação a aquilo que eu pago para os meus trabalhadores, o que explica um pouco o porquê da eterna distância financeira entre capitalistas e trabalhadores.A realidade é essa: enquanto você for apenas um trabalhador, você nunca será rico.

É claro que hoje em dia, capitalistas não pagam seus trabalhadores apenas para operar máquinas, mas também para vender seus produtos e serviços.Outra característica do capitalismo é o acúmulo de capital, e a capacidade do dinheiro gerar mais dinheiro, uma ideia não é tão nova assim(juros) mas que é feita de uma maneira diferente, como por exemplo nas bolsas de valores.

As críticas que são feitas contra o capitalismo geralmente são pelo fato dos capitalistas buscarem o lucro acima de tudo: da liberdade, da qualidade cultural, do meio ambiente, da vida humana e sua dignidade.Isso é chamado de "capitalismo selvagem".Mas será que o capitalismo não possui conserto?Será que não há nada nele que não podemos aproveitar?E será que você que fala mal o tempo todo dele, não consegue nenhum benefício por causa do capitalismo?