Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

O que é uma teoria?

"Eu tenho uma teoria..." .Quando alguem diz isso, temos a ideia de que a pessoa tem uma opinião sobre um assunto, um achismo baseado em observações.Isso mostra como usamos de maneira errada a palavra "teoria".

A palavra mais correta seria hipótese.Você está supondo, você acha que aquilo é verdade.Uma teoria é bem diferente.Uma teoria geralmente possui um número de hipóteses e fatos.Ou seja, uma teoria é algo que de alguma maneira já foi comprovado.

Como uma teoria geralmente possui várias hipóteses, geralmente se diz que nenhuma teoria pode ser totalmente comprovada, pois nunca se sabe quando vai ocorrer um fato que contradiga essa teoria.Porém quanto mais a teoria se mantém válida, mais ela mostra a sua veracidade.Isso enrola um pouco a cabeça de muita gente, por isso vou dar um exemplo.

Digamos que você está em um hotel, e sempre quando chega ou sai desse hotel, há um recepcionista.Agora digamos que você está no quarto do hotel.Então você pensa "O recepcionista deve estar na porta do hotel agora"; nesse momento você criou uma hipótese, baseada na sua observação do dia a dia.Mas ainda é só uma hipótese, você pode estar errado.Então você vai lá e verifica, e de fato há um recepcionista.Então agora aquela hipótese foi comprovada.Ela é verdadeira.

Então você cria uma teoria "No hotel, na esmagadora maioria das vezes, há um recepcionista na entrada".Você precisou de observação, de uma hipótese e de um fato para formular essa teoria.

Perceba que foi utilizado o termo "na esmagadora maioria das vezes", e não "sempre".Se esse termo fosse usado, quando alguem visse que um recepcionista não estava lá, essa teoria estaria errada.Portanto, é por isso que cientistas devem ter cuidado quando formulam suas teorias.

Por esse motivo, teorias são mais confiáveis que hipóteses.Não que sejam verdades absolutas, mas perceba que não é qualquer ideia que é chamada de teoria,  há todo um trabalho mental por trás disso.
Visto isso, tome cuidado quando dizer "isso é só uma teoria", pois teorias são idéias que já foram comprovadas.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Os novos cristãos - parte 2

Temos a impressão de que como a maioria das pessoas no mundo ocidental é cristã, então a sociedade ocidental está cheia dos valores cristãos.Só que não é assim que ocorre.Mas então por que isso acontece?Por causa dos cristãos não-praticantes.

Ao deixar de lado as regras e muitos princípios cristãos, os não-praticantes acabam descaracterizando o cristianismo.Na prática, em muitos casos você não consegue notar que uma pessoa é cristã; ela vive da mesma maneira que um ateu, agnóstico ou uma pessoa de outra crença.

Os cristãos não-praticantes usam o deus cristão como um objeto; quando ele é necessário, usam.Quando deixa de ser, guardam em algum lugar.Ou o veem como vemos os bombeiros: só deve ser chamado em momentos de emergência.

Ou seja na prática, são cristãos apenas quando precisam ser.A realidade é que, os cristãos de fato já são uma minoria na sociedade ocidental.E o cristianismo vive um momento crucial em sua história, pois a sociedade ocidental a séculos está adotando idéias que não são concordantes com o cristianismo.A maneira como explicamos a realidade, como montamos nossa política moderna, a cultura que desenvolvemos e a moral que adotamos, não é mais baseada no cristianismo.

O que faz a religião cristã sobreviver no ocidente é a sua utilidade emocional; a partir do momento em que a maioria das pessoas começarem a achar outros meios de conforto, o futuro da religião cristã será incerto.Os cristãos não-praticantes são a demonstração prática de como a influência desta crença está decaindo.

Então você que é cristã(o) praticante e acha que faz parte da maioria por ser de um sociedade onde a maioria das pessoas se diz cristã, não se engane; a única coisa em que você concorda com essas pessoas é que o deus cristão é real.No resto, existe todo tipo de discordância.

Pois o fato é que, a maioria das pessoas no Brasil se declara cristã, porém apenas uma minoria de pessoas vive como cristã.