Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

terça-feira, 25 de março de 2014

Os novos cristãos - parte 1

Você já viu um budista que não obedece aos princípios do budismo?Já viu um islâmico que não segue os princípios morais do islamismo?Não.Até porque se não seguissem esses princípios, não seriam chamados de budistas ou islâmicos.Mas você já viu cristãos não seguirem os princípios morais do cristianismo?Com certeza.Talvez você seja até um deles.

A religião sobrevive hoje no mundo ocidental, graças a sua capacidade de prover conforto emocional para aqueles que acreditam.A maioria inclusive, torna-se dependente emocional de sua crença religiosa.Mas religião não é apenas uma fonte de conforto; ela é um "pacote", e junto com o conforto vem as regras morais e a explicação sobre como a realidade funciona.

Todavia a maioria das pessoas já não quer o pacote inteiro hoje em dia; "pegam" apenas aquilo que lhe é conveniente.Todos pegam o conforto emocional, a maioria pega a explicação da realidade, mas apenas uma minoria adota as regras morais.Por quê?Muito simples: elas já não são úteis para a maioria das pessoas do mundo moderno.

Quer saber por quê?Vamos lá.Segundo o livro sagrado dos cristãos, sexo antes do casamento é errado; as mulheres devem ser submissas ao seus maridos; divórcio, somente em caso de traição; temos que cuidar do corpo pois ele é o templo do espírito santo(ou seja, não acabar com ele usando nenhum tipo de droga legal ou não:álcool, maconha, tabaco e por aí vai); nada de masturbação; homossexualismo é totalmente proibido.Além do adultério, que é pecado.

Agora pare e pense bem: quantas pessoas que você conhece e que se consideram cristãs, não fumam nenhum tipo de cigarro, não ficam bêbados pelo menos uma vez no mês, não transam antes do casamento, não traem, não são homossexuais e não apoiam nenhum direito gay, só se separariam em caso de traição, não se masturbam e em caso de ser mulher, aceita sem problemas ser submissa ao homem.Quantas pessoas você conhece assim?

Bom, se você não frequenta uma igreja, com certeza a resposta é "quase ninguém".Pois é.Na verdade, esse "quase ninguém" são aqueles que chamamos de cristãos praticantes, ou como penso eu, os verdadeiros cristãos.

Um cristão é aquele que além de acreditar em deus, também o obedece e o adora com frequência.Ou seja, em relação a deus ele é um crente, servo, adorador e dependente.Servo porque obedece, adorador porque adora(sic) e dependente porque depende da crença em seu deus para ser feliz, ter esperança e conforto na vida, além de pedir sempre que necessário aquilo que precisa.

Isso é um cristão praticante.Um cristão não-praticante é um crente, adorador e dependente, ou na maioria das vezes, apenas crente e dependente.Lembra de deus só quando precisa de alguma coisa.E acima de tudo, não é um servo, pois só obedece aquilo que lhe é conveniente.

Um cristão praticante adapta sua vida pessoal para a sua crença; um cristão não-praticante adapta sua crença para a sua vida pessoal.

(continua no próximo post)





terça-feira, 18 de março de 2014

O machismo moderno

Nós ocidentais, gostamos muito de criticar povos cuja maioria são formados por islâmicos, por causa da maneira hostil que eles tratam as suas mulheres.Chamamos eles de machistas e com razão.Mas e nós aqui no ocidente, deixamos de ser machistas?

É bem verdade que aqui as mulheres possuem uma liberdade muito maior do que as mulheres do mundo islâmico, não porque aqui não exista religião; ao contrário, os ocidentais ainda são muito religiosos.Mas aqui surgiu um novo tipo de religioso: o não-praticante.Em resumo, o religioso não-praticante é aquele que só obedece as regras morais da religião que lhe são convenientes.O livro sagrado dos cristãos por exemplo, diz que as mulheres devem ser submissas ao maridos, algo que as mulheres modernas não aceitam.

Como no ocidente há uma maior liberdade individual, não existe um estado que obriga você a seguir as regras de uma determinada religião, então a mulher moderna simplesmente faz cara de paisagem para esse tipo de regra religiosa.Todavia, apesar de possuir grande liberdade, a mulher ocidental ainda sofre muito com o machismo.Um lugar onde se pode perceber isso com muita clareza são os comerciais de TV.A mulher é como um enfeite; precisa ser bonito, bem-vestido e bem cuidado.Enfeites estragados não servem.

Pense nas mulheres super bonitas nos comerciais, nas dançarinas dos programas de domingo com roupas mínimas e grandes atributos físicos(em português claro: grandes peitos e bundas).Ali elas são simplesmente "coisas"; quando envelhecem ou deixam de ser bonitas, não servem mais.Essa ideia pode ajudar a explicar porque elas ainda possuem menores salários que os homens, e porque as bonitas conseguem cargos melhores, muitas vezes sem merecer.

Sua capacidade intelectual geralmente não é valorizada.Se pararmos para pensar bem, é exatamente dessa maneira que os povos islâmicos enxergam suas mulheres."Coisas" que só servem para reproduzir e obedecer.Ou seja, somos tão machistas quanto aqueles que criticamos, apenas a maneira como exercitamos o machismo que é diferente.

Mais uma vez é bom lembrar que no mundo ocidental as mulheres conquistaram mais liberdade; porém o machismo só vai começar a morrer quando deixarmos de ver mulheres sendo usadas como objetos para enfeitar programas e comerciais.

Quando a sua capacidade intelectual ser tão valorizada quanto a do homem; e se formos analisar o nosso mundo, podemos ver que ele já está morrendo.Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.

terça-feira, 11 de março de 2014

O pior racismo

De vez em quando nós vemos notícias racistas aqui no Brasil, com uma frequência maior do que gostaríamos de admitir.Muitas vezes elas acontecem no meio esportivo, e por isso ganham muitas manchetes.Mas convenhamos:o racismo aqui no Brasil talvez seja o pior dos racismos.Por que?

Bom, eu posso até entender se há racismo na Europa ou na Ásia; são povos com etnias diferentes da negra, e por isso há um estranhamento inicial, inclusive entre asiáticos e europeus.No entanto, entender não quer dizer aprovar e aceitar.A ideia da sociedade ocidental hoje é que possamos construir um meio onde pessoas de todos os credos, etnias, opções sexuais e gêneros possam viver em paz.Sempre há um ou outro grupo que não aceita um outro, geralmente sempre trazendo preconceito e intolerância para a sociedade.

Porém o racismo aqui no Brasil traz um componente estranho: muitas vezes, vemos negros e descendentes de negros dizendo que não gostam de negros!Estranho né?Pois bem, isso acontece.Pois então, porque isso?Por que pessoas não gostam da sua própria etnia?

Mentes colonizadas.Essas pessoas "importam" a mentalidades de outros continentes, de outros povos.Só que tem um detalhe:o branco europeu não gosta do negro, porque ele é de uma etnia diferente, o mesmo pode ocorrer com asiáticos; mas aqui o negro ou descendente de negro possui a mesma mentalidade do branco europeu, mas possui a etnia diferente;e justamente aquele etnia que é vítima do preconceito do branco ou do asiático.

Resultado?Negros e descendentes de negros xingando negros.Ou seja, importamos tantas coisas dos europeus, e o preconceito estúpido foi uma delas.

Se há um país onde as pessoas deveriam ter menos preconceito é o Brasil, pois somos uma mistura doida de etnias, religiões e culturas; mas apesar desta mistura, alguns sempre se acham superiores que outros, apesar de estar na mesma situação.

Então este é pior racismo que existe: o racismo que insulta a vítima e ao mesmo tempo o opressor, que não possui capacidade para perceber isso.

Ele xinga os outros e ao mesmo tempo a si mesmo.